top of page

5 dicas para se vestir tão bem quanto um manequim da vitrine.

  • Foto do escritor: Monica Macedo
    Monica Macedo
  • 12 de fev. de 2020
  • 4 min de leitura

Antes de tudo o que você deve saber é que cada corpo tem características diferentes.

TIPOS DE CORPO


Existem 5 formatos de corpos diferentes, cada corpo tem um peso visual específico em uma região específica.


O corpo de formato triângulo é o tipo de corpo que tem mais quadril ele tem mais peso visual na parte inferior do corpo.


Já o tipo físico triângulo invertido por exemplo é aquele corpo que tem menos peso na parte de baixo e mais peso na parte de cima, nos ombros.


Existe também um formato de corpo chamado retângulo e esse formato de corpo é aquele que tem proporções parecidas na parte de cima e de baixo e não tem uma cintura marcada.


O tipo físico oval é aquele que tem mais evidência na região do abdômen


E claro, existe o que chamado de corpo ideal (mas isso quem diz é você rs) é o ampulheta.

Esse formato de corpo é dito como o corpo perfeito porque ele tem equilíbrio na parte de cima e na parte de baixo com uma cintura bem marcada.

MODELAGEM


Outra coisa que é muito importante você saber é que a modelagem que influencia totalmente em como aquela peça de roupa se comporta no seu corpo.


Algumas modelagens não favorecem todos os tipos físicos, uma modelagem mais justa por exemplo não favorece tanto o tipo físico triângulo pois tem mais força na parte de baixo na região do quadril.


Quando você usa uma peça mais colada esse tipo físico evidenciando a região do quadril chamando atenção para essa área. O ideal é que esse formato use peças que são mais soltinhas e consiga disfarçar esta região do corpo.

TECIDO


O efeito do tecido pode influenciar na percepção do seu tipo físico. Existem vários tipos de tecidos, e alguns deles são mais estruturados, outros são mais leves e mais fluidos

Os mais estruturados dão mais volume para a região que ele está sendo usado.


Se você usar uma saia com tecido mais estruturado na parte de baixo e o seu formato de corpo for triângulo você vai dar mais volume ainda para parte de baixo.


Já o formato de corpo por triângulo invertido pode usar uma modelagem de saia mais estruturada, mais solta na parte de baixo. Trazendo mais equilíbrio para a silhueta.

CORES


As cores também têm muita influência na peça e na imagem. Quando você usa uma cor que não favorece você ela vai alterar o seu aspecto ressaltando algumas imperfeições da nossa pele e nos deixando mais abatidas, menos coradas, mais pálidas.


Peles mais frias devem usar cores mais frias, peles mais quentes cores mais quentes.

Existe um estudo baseado nas estações do ano que detalham muito mais especificamente como é identificado qual é as cores que favorecem cada pessoa.


Se você identificar que aquela cor está ressaltando imperfeições do seu rosto, como linhas de expressão, marcas e manchas ou está te “abatendo” essa cor não está te favorecendo.

Use cores que favoreçam te deixando com aspecto mais corado, mais vibrante com uma imagem muito mais uniforme.


Use aquela cor que crie uma coerência com sua pele, isso você percebe na hora que nem precisa estar maquiada ou a sua pele aparentar estar muito mais saudável e vibrante.

DECOTE


Decote é o recorte que aquela peça tem e faz toda diferença na hora da prova.

Alguns decotes não favorecem em determinados tipos físicos.


Um exemplo de um tipo físico com peso superior usando uma modelagem mais fechada vai dar sensação de que a pessoa está chamando mais atenção para a parte de cima.

Então o decote funciona para alongar e tirar essa sensação de volume e deixa a pessoa mais elegante.


Preste atenção também no recorte da peça que pode ser um decote muito grande e o que pode trazer uma sensação de vulgaridade. Algumas modelagens de tendência no verão costumam trazer muito isso, muito pela à mostra. Entenda qual é a imagem que você está transmitindo com essa peça.Se você é um perfil mais sexy por exemplo você não precisa passar uma imagem vulgar.


Dá pra ser sexy sem ser vulgar. 😛

Não se esqueça de que imagem é o que a gente quer transmitir para o mundo, e deve estar muito ligada a sua essência a quem você é como pessoa e o que você quer transmitir.

Perceba se a peça conversa com o seu estilo, e com sua personalidade.

ESTILO (Dica Bônus, porque eu quero! rs)


Claro que antes de tudo é que você faça uma observação e busca da sua essência para entender qual é o seu estilo. Esse exercício é feito analisando quais são seus gostos, quais são as suas preferências, quais os lugares que você mais gosta de frequentar, se você é uma pessoa que gosta de cores mais vivas, mais vibrantes ou se gosta de cores mais neutras. Se curte muito acessórios, estampas etc.


O seu estilo vai fazer total diferença no olhar e no momento da escolha de sua roupa.

Pessoas de estilo clássico tem um perfil diferente de uma criativa, por exemplo.

As de estilo clássico usam cores mais neutras, mais sóbrias e mais sutis, já as de estilo criativo conseguem usar cores, estampas e acessórios, com mais arrojo. Isso tudo traduz a sua imagem quem você é e qual é a sua essência.


Assim não necessariamente precisamos estar de bem com o manequim. No fim do dia tudo se traduz em qual é o seu real "EU", e que tudo isso tenha uma conexão com essa essência. Claro que não é errado usar ou desejar a roupa do manequim, mas isso só se ele estiver colocando você e sua vontade antes da dele.


Se tiver dúvidas é só falar comigo pelas redes sociais. Me mande um inbox no insta, vou adorar responder suas questões.


Obrigada e até mais.

 
 
 

Comentários


bottom of page