Como combinar cores das roupas de forma fácil!
- Monica Macedo

- 4 de mar. de 2020
- 4 min de leitura
Você sabe compor looks misturando cores?
Aqui você vai entender melhor como tudo isso funciona.
A cores que a gente usa transmitem uma mensagem sobre quem a gente é. Sobre a nossa personalidade. E essa mensagem pode ser mais ousada, mais séria, retraída, extravagante e etc.
Então qual o raciocínio que a gente usa para que você possa conseguir fazer as suas
misturas de cores? Que você possa ter autonomia para fazer isso transmitindo aquilo que você quer com a sua imagem?
O estudo de cores que aplico busca entender os pigmentos e as tonalidades ligadas a pele.
Nesse estudo que faço eu uso tecidos na frente da pessoa para entender como que eles funcionam.
Mas aqui vou dar alguma dicas pra você que nunca fez uma analise cromática com uma consultora de imagem e estilo.
As cores que não favorecem normalmente nos deixam com aspecto mais abatido, já as cores que favorecem nos deixa mais vibrante, mais corada, com um aspecto “saúdavel”.
Combinação Monocromática
Primeira mistura de cores que eu vou falar é sobre a monocromia.
O que que é monocromia?
Monocromia é um bloco de cor, um look que ele tem o mesma cor na parte de cima e na parte de baixo.
A monocromia também pode ser feita com tons muito próximos, por exemplo um azul marinho e o cinza escuro. Ou seja, tenho duas cores muito escuras próximas uma das da outra.
Qual é a mensagem que um look em monocromia transmite?
Seriedade, formalidade, elegância e sofisticação.
Normalmente pessoas de estilo clássico gostam muito dessa combinação. Claro que isso não é uma regra.
Outra coisa que essa combinação faz é alongar nossa silhueta, como a cor é contínua de cima até embaixo acaba produzindo esse efeito de alongar. Ótimo pra quem quer parecer mais magra.
Combinação de cores Análogas
Outra mistura de cor que a gente pode fazer é a as cores Análogas. As cores análogas são vizinhas. Por exemplo: Esses dois tons de azul do círculo cromático. (O circulo cromático é um bom auxílio na hora de fazer a mistura de cores você pode ter um círculo cromático e deixar ele pertinho no seu guarda-roupas)
Cores análogas criam sofisticação, dando um toque de ousadia e jovialidade, mas ainda caminha discretamente com a diferença das cores muito sutis que não contrastam muito entre elas outras cores que também.
Combinação de cores Opostas
Uma mistura bem legal, é a de cores opostas. O próprio nome já fala, são cores opostas no circulo cromático. Por exemplo o laranja e o azul. Elas estão de frente uma pra outra no círculo.
Esse tipo de mistura, já é uma mistura mais usada é uma mistura que remete a um perfil mais criativo normalmente até a gente vê muito em ambientes como agências de propaganda, da área de moda, pessoas que trabalham com produção, teatro ou TV, enfim que são áreas mais descontraídos.
Essas são misturas mais ousadas que contrastam mais, logo chamam mais atenção quando você monta um look desse jeito. Uma pessoa mais clássica tem mais dificuldade de combinar dessa forma. Cores mais opostas gritam muito, chocam mais. Então entenda qual seu estilo antes de tentar fazer a sua mistura
Eu quero ousar
Se você é como eu e tem vontade de ousar com as cores, mas nunca fez, vá devagar apostando na analogia de cores mais sutis, que não contrastam tanto para depois você ir para as cores opostas.
Se você está mais no monocromático, faça a transição para as cores análogas.
Se já brinca com cores análogas, faça a transição para as cores opostas.
Cores e o meu tipo de corpo
Fique atenta na mistura de cores, com o peso visual do seu corpo.
O tipo físico porque ele impacta na mensagem também, então se você tem peso superior evidente, por exemplo então na hora de misturar dê preferência para as cores escuras na parte de cima, porque as cores escuras diminuem visualmente. E claro pode usar cores mais claras embaixo. E vice e versa.
Além de misturar as cores, de trazer esse ar mais usado você também equilibra sua silhueta, passando uma mensagem mais elegante e mais sofisticada.
Dicas Finais
Você pode usar monocromia com um toque de cor. Na bolsa, na unhas, no sapato ou em algum acessório que estiver usando. Eu gosto muito de fazer um bloco de cores monocromáticas com um esmalte contrastante.
Entenda bem as cores e tente e fugir um pouco do óbvio, o preto branco por exemplo.
E começe mudar o seu olhar para outro universo, abra seu olhar para o universo de cores que podem ter a mesma tonalidade mas não são previsíveis como por exemplo um azul marinho, cinza chumbo, vinho, são opções pra compra que substituem bem o preto.
Já imaginou usar um bloco de cor vinho com uma bolsa verde? Ou eu uma bolsa laranja com vestido azul? Ouse e com o tempo você vai ter mais segurança na hora de usar.
Isso vai afetar sua imagem positivamente. Claro que sempre de acordo com o que você quer transmitir.
Por exemplo se vou numa reunião de trabalho e eu quero transmitir com a minha imagem e com a roupa que eu vou usar mais seriedade então eu vou usar a monocromia.
Se eu quero transmitir seriedade hoje mas eu quero com um toque de descontração, faço um look monocromático com um acessório colorido.
Se eu quero usar e passar uma imagem mais e jovial e discreta então vou para
analogia que são as cores vizinhas no círculo cromático.
Espero ter te ajudado.
Se você qualquer dúvida pode me enviar que ficarei feliz em responder.
Me vejas nas redes e olhe pra você!









Comentários